O primeiro passo para uma empresa que quer crescer é o foco na produtividade. Antes de explorar novos clientes, traçar estratégias de inovação de produtos e serviços oferecidos, é preciso voltar-se para o próprio quintal, identificando e arrancando as ervas daninhas que estão sugando sua lucratividade. Neste artigo, vamos explorar algumas possibilidades em que as ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) podem ajudar a alavancar a produtividade do colaborador da sua companhia.

A TI facilita a rotina de trabalho

Soluções e processos de TI podem transformar o dia a dia de uma empresa para muito melhor. Seja otimizando a organização do seu banco de dados, aumentando sua capacidade de realizar videoconferências, agilizando a comunicação entre os funcionários e tantas outras possibilidades. De um modo geral, a tecnologia diminuiu distâncias e aumentou a rentabilidade dos nossos dias. Então, por que não trazer isso para dentro de sua empresa?

Quanto menos tempo as pessoas tiverem que gastar em processos operacionais, mais poderão se dedicar a gerar resultados. Além disso, as soluções de TI podem significar redução direta nos custos, como o uso de comunicação pela internet diminuindo a conta telefônica ou redução dos deslocamentos.

 

Amplia a presença da empresa

Se a TI ajudou a otimizar o tempo, também foi crucial para destruir fronteiras. Ter uma infraestrutura de rede sólida e confiável pode ser o recurso definidor de um negócio fechado ou não. Afinal, que tipo de funcionário você prefere: alguém que “chegando no escritório encaminho esse dado para você” ou quem abre a planilha de resultados pelo celular na hora em que a informação é necessária?

Seja na prospecção ou no atendimento a clientes já fidelizados, a disponibilidade do seu banco de dados significa menos custos, menos burocracia, mais agilidade e melhores resultados. São possibilidades que precisam ser implementadas por profissionais capacitados para que você nunca fique na mão quando mais precisar.

 

Protege segredos

Aliás, a confiabilidade dos profissionais de TI é um ponto crucial por serem eles os guardiões do ativo mais valioso de sua empresa: a informação. A produtividade está associada a isso em diferentes níveis, do mais prático – ao evitar imprevistos com ataques virtuais – aos mais intangíveis – como a consolidação de uma reputação no mercado ligada à sua marca.

Então, ao lidar com os seus dados e de seus clientes, é preciso falar sério e não poupar esforços para que tudo esteja bem protegido. Atualmente, com a velocidade praticamente imensurável das atualizações dos procedimentos criminosos na internet e até mesmo a necessidade de um bom treinamento interno para evitar fogo amigo com, no melhor dos casos, vazamentos não intencionais, segurança é palavra de ordem.

 

Evita perdas e poupa tempo (aumentando a produtividade do colaborador, claro)

Informação ágil, disponível, protegida e… bem guardada. Todo esse trabalho para tirar o melhor do fluxo de informações valiosas que transitam por sua empresa precisa de uma rede de segurança. E foi-se o tempo em que a empresa precisava parar por um mês para rever processos, fazer fotocópias de contratos e atualizar listas de contatos.

Agora, com cloud computing tudo pode ser feito de forma automatizada e com um backup de segurança, uma cópia que será essencial em caso de algum dano irreparável. O backup em nuvem híbrida é ainda mais vantajoso, pois associa a segurança de uma cópia de tudo que você tem, ao uso inteligente de um servidor privado, mantendo as informações sensíveis longe do alcance de criminosos online.

Nesse sentido, a tendência de incentivar os funcionários a utilizarem no trabalho seus próprios notebooks e gadget (BYOD, abreviação em inglês para “traga seu próprio dispositivo”), também pode ser uma boa forma de reduzir gastos, melhorar o rendimento e, inclusive, gerar um engajamento entre os trabalhadores. Entretanto, para isso, uma rede sem-fio confiável e um treinamento de TI claro e objetivo não essenciais.

Esses são alguns exemplos de como a Tecnologia da Informação pode revolucionar os processos e práticas de sua empresa. Sendo mais uma frente de atuação no front de otimização dos atendimentos e prospecção, ao mesmo tempo que cria uma forte rede que protege aquilo que é mais importante para seu negócio. Criando infraestrutura, ampliando as habilidades de seus funcionários e implementando uma cultura orientada aos resultados, a TI é uma rica ferramenta de melhoria da produtividade do colaborador de qualquer empresa.

Agora que você entendeu como a TI afeta a produtividade do colaborador, pode se interessar por aprender sobre visibilidade das informações – outro fator muito importante para toda a empresa.

 

Saulo Costa

Saulo Costa

Especialista em Telecomunicações em Any Consulting
Possui 9 anos de experiência em telecomunicações e infraestrutura de TI. Atua na elaboração de projetos para organizações governamentais e privadas. Possui as certificações profissionais CCNA R&S + Avaya ACSS + MCP + ITIL.
Saulo Costa