O que considerar na hora de escolher o fornecedor de TI para o seu projeto

A escolha do fornecedor de TI para o seu projeto deve ser estratégica e assertiva

Não importa o cenário, se você entende a importância de terceirizar alguns serviços, sabe que é necessário escolher o fornecedor de TI mais adequado.

Pode ser que a sua empresa já possua um parceiro de TI capaz de oferecer o que precisa, com equipamentos de qualidade e disponibilidade ideal para seus negócios. No entanto, existe a chance de a sua equipe estar centralizando todos as atividades da área, sem tempo de se debruçar sobre o que é realmente estratégico para o negócio e deixando muitos processos atrasarem. Existe ainda uma terceira possibilidade: a empresa que vocês escolheram ao optar pelo outsourcing não está respondendo bem ao que sua companhia precisa e, talvez, seja a hora de fazer uma troca.

Mesmo que o seu parceiro responda bem às exigências, é interessante ter um checklist pronto para acompanhar o desempenho. Veja abaixo tudo aquilo que um bom fornecedor de TI precisa ter para ajudar a transformar a sua companhia.

 

Características que definem o melhor fornecedor de Ti para sua empresa

 

Habilidade técnica e/ou produto

Cada projeto ou necessidade corporativa exige um tipo de conhecimento e/ou produto. Por isso, na hora de escolher o fornecedor de TI é preciso avaliar se os profissionais serão capazes de solucionar problemas ou oferecer a melhoria desejada. Como cada empresa pode trabalhar com fabricantes de equipamentos específicos, é interessante conhecer as funcionalidades dos produtos e a reputação da marca. Um fabricante diferente do que você está acostumado, no entanto, não é motivo para descartar um fornecedor. Entenda tudo sobre a solução antes de se decidir!

 

Certificações

Grandes empresas possuem certificações que comprovam o conhecimento dos fornecedores e você pode – e deve – usar isso a seu favor. Mesmo que nem toda habilidade técnica precise ser certificada, essa comprovação é uma forma de garantir que quem atende suas demandas tem conhecimento e habilidade para isso. Se a sua empresa utiliza equipamentos Cisco, por exemplo, contar com parceiros certificados é uma forma de obter também o apoio da fabricante.

 

Atendimento

Um bom atendimento é um fator de diferenciação entre fornecedores, já que define a maneira como você será tratado ao longo do contrato. É preciso que a pessoa com quem terá contato entenda com facilidade aquilo que precisa, além de saber ajudá-lo e ser acessível.

 

Confiabilidade

Você não quer ser abandonado pelo fornecedor de TI quando mais precisar, certo? Por isso, antes de escolher a empresa parceira é necessário fazer uma pesquisa e entender se ela é confiável ou não. Além disso, é de extrema importância redigir um contrato que garanta segurança jurídica às duas partes. Isso fará com que não haja desentimentos sobre o papel de cada um e resguardará as partes em caso de não cumprimento de alguma cláusula.

 

Portfólio

É sempre interessante conhecer o portfólio do fornecedor para entender se as soluções oferecidas são adequadas à realidade da sua empresa e setor. Os recursos de um appliance, por exemplo, podem variar conforme o fabricante. Entenda quais são as características que mais precisa e, se nenhum parceiro tiver todos elas, escolha aquele que oferecer a melhor solução.

 

Suporte

Quem trabalha com TI sabe que é extremamente importante resolver possíveis crises o mais rápido possível. A inatividade, mesmo que seja muito breve, pode gerar grandes prejuízos para a companhia. Por isso, o melhor fornecedor de TI é aquele que estará disponível para você quando mais precisar. Escolha o suporte que seja mais adequado às suas necessidades e garanta que ele estará em cláusulas do contrato.

 

Fatores secundários para escolher o fornecedor de TI

Clientes

É interessante conhecer os clientes que são ou já foram atendidos pelo fornecedor de TI antes de contratá-lo. Embora o tamanho desses clientes não represente uma vantagem competitiva, mostra que o parceiro já tem experiência. Inclusive, um dos projetos que já realizou pode ser parecido com aquele que você tem interesse.

Preço

Não podemos fingir que o valor do projeto não interfere, mas ele não deve ser o fator de decisão. Mesmo que o seu budget seja limitado, é preciso lembrar que um projeto de TI traz benefícios e melhorias que serão vistos ao longo do tempo, garantindo uma economia que deve entrar no cálculo de ROI. Além disso, não vale a pena escolher um projeto inferior que terá um ciclo de vida útil bem abaixo de outro apenas para economizar naquele momento. É necessário pensar em longo prazo.

 

Localização

Se o projeto para o qual você precisa escolher o fornecedor de Ti não pode ser realizado remotamente, a localização do parceiro pode ser um fator de decisão. Porém, independentemente disso, é interessante conferir se ele é capaz de se deslocar e se o valor para esse serviço in loco é atrativo.

 

Uma dica de ouro

Não se esqueça de que escolher o fornecedor de TI é apenas o primeiro – e importante – passo. Ao longo do contrato, vocês devem estabelecer uma relação de confiança, com respeito além de eficiência e qualidade técnica. O sucesso do seu projeto é também o sucesso do parceiro.

Quer descobrir se a Any Consulting é o melhor fornecedor de TI para o seu negócio? Entre em contato e agende uma reunião.

 

Diretor Comercial da Any Consulting, formado em Administração de Empresas pela UFRGS, com mais de 20 anos de experiência e atuação no ramo corporativo de negócios.

Assuntos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *