“As soluções de rede de data centers para empresas envolvem a oferta de maior agilidade e melhores arquiteturas de nuvem”. É assim que o documento Quadrante Mágico para rede de data center, divulgado pelo Gartner e assinado por Danilo Ciscato, Mark Fabbi e Andrew Lerner, começa sua análise sobre esse mercado tão importante e estratégico.

O objetivo do documento é apresentar características do setor e analisar os maiores fornecedores da área, com foco na comparação de arquiteturas, funcionalidades de softwares e capacidade de integração de infraestrutura.

O Quadrante Mágico tem foco nas soluções que atendem novos requisitos para escalabilidade, alto desempenho e gerenciamento mais simples de rede. Como é um mercado em constante mudança e transformação, os requisitos evoluem, e empresas devem entender o impacto disso.

Cisco é líder do Quadrante Mágico do Gartner

Quadrante Mágico do Gartner

Fonte: Gartner (July 2017)

 

A Cisco foi apontada como líder do Quadrante Mágico do Gartner divulgado em julho de 2017. A empresa é a fornecedora do mercado de rede de data centers com maior visibilidade e o portfólio mais completo, que inclui servidores, infraestrutura hiperconvergente, software de gerenciamento de nuvem e segurança.

A Cisco é uma opção para todos os clientes que trabalham com data center no mundo, principalmente aqueles que preferem ter poucos e estratégicos fornecedores.

Além dela, os fornecedores Dell EMC, VMWare e Arista Networks apareceram no Quadrante Mágico do Gartner.

Critérios de avaliação

Habilidade de execução: tentativa de capturar quão bom é o desempenho do fornecedor  nas unidades primárias funcionais do negócio – produto, vendas, marketing, serviços/suporte e finanças.

Visão do todo: com o objetivo de determinar o quanto o fornecedor entende e está preparado para as condições futuras do mercado, assim como pode estar colaborando para a mudança.

 

Características do Quadrante Mágico de rede de data centers

Líderes

Um líder demonstra a habilidade de responder às necessidades de mudanças para as principais arquiteturas de data center. Ele também consegue moldar o mercado e manter relações fortes com os seus canais e seus clientes, enquanto oferece soluções para o mercado de infraestrutura de data center.

Desafiadores

Demonstra execução continuada no mercado e tem uma viabilidade de longo prazo, mas não mostra a habilidade de moldar e transformar o mercado.

Visionários

Habilidade de expandir os recursos de suas ofertas para oferecer uma abordagem única e diferenciada do mercado. Ele inova em uma ou mais áreas de infraestrutura de data center, como gerenciamento, segurança, SDN e eficiência operacional e redução de custos.

Players de nicho

Tem uma oferta de produtos completa ou quase completa, mas não possui capacidades fortes ou possui limitações geográficas para levar ao mercado. Dependendo do uso do equipamento, os players de nicho podem ser uma escolha apropriada.

O mercado de data center

A pesquisa feita pelo Gartner considerou as soluções de data center que envolvem hardware e softwares que entregam conectividade às estruturas corporativas.

O aumento da adoção de modelos de cloud computing e de iniciativas digitais de negócios faz com que empresas precisem de integração da rede com a infraestrutura do data center (storages e computadores). Além de maior desempenho e velocidade, os equipamentos atuais precisam suportar automação, programabilidade e análises para que seja possível monitorar a aplicação e resolver problemas.

O Gartner acredita que essas funcionalidades serão importantes principalmente para a adoção de arquitetura de nuvem híbrida, através de integração entre soluções da empresa e os serviços de nuvem pública. Aspecto que terá papel ainda mais importante até 2020.

 

Dinâmica do mercado de data center

O mercado de rede de data center corporativo cresceu 13% em 2016 em relação à receita. Ele é guiado, principalmente, por:

  • Substituição de switches que se tornam obsoletos;
  • Expansão da infraestrutura de rede para suportar novas aplicações e serviços;
  • Adoção de novas soluções para aumentar a agilidade, facilidade de operações e o custo-benefício da infraestrutura existente.

Ao mesmo tempo, o mercado é impactado pelos migração de infraestruturas – ou partes delas – para outras instalações ou para a nuvem pública.

 

Perguntas que movem os clientes de data center

Os equipamentos de rede de data centers são críticos e possuem um ciclo de vida relativamente alto, que varia de quatro a sete anos. Portanto, os clientes se preocupam com o histórico dos fornecedores, experiências que já tiveram com seu suporte e a familiaridade técnica com produtos que já estão instalados. Embora o custo seja um fator importante, nem sempre é o que definirá a escolha do fornecedor.

Algumas perguntas são constantemente feitas pelos clientes antes de fazer a escolha:

  • Qual é a situação da rede definida por software (SDN)? Eu deveria considerar essa opção?
  • Como as soluções comerciais podem aumentar a automação e a agilidade?
  • Quais fornecedores estão mais bem alinhados com os requisitos do futuro?
  • Como as soluções comerciais se comparam?
  • Quais soluções de rede facilitarão a implementação de nuvem híbrida?
  • O preço é competitivo?
  • A desagregação e open source de software/hardware são relevantes para o negócio?

O  que vem mudando as infraestruturas de data center é a necessidade de melhorar a agilidade operacional, um requisito chave para clientes que estão passando por uma transformação digital dos seus negócios. Para garantir que não estão se prejudicando, é importante entender a visão estratégica dos fornecedores, além dos atributos técnicos de suas soluções.

Se interessou? Para ler o documento completo, clique aqui.

 

A Any Consulting é parceira da Cisco e possui profissionais especialistas certificados pela companhia. Trabalhe com quem entende e conhece os equipamentos da líder do mercado de rede de data certers. Entre em contato!

 

 

Leandro Lima

Leandro Lima

Arquiteto de Soluções em Any Consulting
Possui 12 anos de experiência em telecomunicações e infraestrutura de TI. Atuando na coordenação e elaboração de projetos para organizações governamentais e privadas. Possuí as certificações profissionais CCNA R&S + CCNP R&S + ITIL + IPv6 Enginner + Avaya ACIS e ACSS.
Leandro Lima

Últimos posts por Leandro Lima (exibir todos)