O Wi-Fi é, sem dúvida, uma tecnologia que transformou o mundo. A conectividade e a liberdade oferecidas por uma rede wireless corporativa permitem que empresas utilizem múltiplos dispositivos, aproveitando tudo que a flexibilidade tem a oferecer. Porém, é preciso ter um planejamento bem feito para que a infraestrutura funcione com qualidade, eficiência e sem oferecer riscos à segurança da rede.

Conheça abaixo um pouco mais sobre a tecnologia e entenda porque a sua empresa deve investir em uma rede Wi-Fi.

Importância do Wi-Fi em empresas

Ficar dependente de cabos e sem mobilidade atrapalha funcionários que precisam se locomover pela empresa.

Por que?

Porque é fundamental ter acesso aos dados corporativos durante reuniões, por exemplo. Sem a necessidade de estar sempre perto de um cabo de internet de rede, você tem toda a flexibilidade que precisa. Até porque já se foi o tempo em que uma pessoa trabalha em um único local, sem se mover internamente.

Contar com uma rede wireless corporativa de qualidade permite que companhias estejam sempre conectadas e prontas para compartilhar e gerar mais resultados. Além disso, a opção sem fio oferece benefícios que vão do visual ao custo, conforme você verá abaixo.

 

Infraestruturas wi-fi para cada tipo de rede

Para definir qual a rede wireless mais adequada para a sua empresa, é preciso considerar as características do uso de equipamentos sem fio do seu negócio:

  • Qual a capacidade necessária para a rede?  
  • Quantos usuários precisam ter acesso à tecnologia?
  • Qual a área que deve ter acesso wi-fi?
  • Esse espaço é dividido ou aberto? Qual o material das paredes?
  • Quais dispositivos serão permitidos internamente?
  • O acesso será exclusivamente para internet ou também possibilitará acesso à rede interna de servidores?
  • Pessoas que não trabalham na empresa poderão acessar a internet? Existirão limitações a esses acessos?

Após responder essas questões e realizar um site survey (análise do ambiente que indica a quantidade e o melhor posicionamento dos access points), os profissionais especializados serão capazes de definir a melhor arquitetura e equipamentos para sua wireless.

Depois de tantos anos, o wi-fi corporativo pode parecer mais simples do que parece, o que faz com que empresas o coloquem em funcionamento sem o conhecimento necessário. Optar pela contratação de uma empresa capacitada para a tarefa pode evitar problemas e prejuízos.

 

Cuidados com o wireless corporativo

A falta de profissionais especializados capazes de planejar uma infraestrutura que reduza ou elimine problemas de conexão é um obstáculo ainda comum em empresas. No mundo corporativo, não basta adquirir os equipamentos de qualquer fabricante e instalá-los como padrão. É preciso garantir ampla cobertura do sinal, segurança, disponibilidade e velocidade, que vão muito além do wireless residencial.

Além da queda da internet, a falta de planejamento e instalação e configurações feitas sem as boas práticas de especialistas podem gerar riscos à segurança dos dados corporativos.

 

Segurança dos dados

As tecnologias wireless deixaram de ser vistas como inseguras e hoje são importantes para empresas de todo o mundo. Existem certificados, padrões e ferramentas que contribuem para um ambiente seguro e confiável. E essa característica é alcançada com o planejamento da infraestrutura e com a Política de Segurança da Informação.

 

Benefícios da rede wireless corporativa em custo e aparência

É comum ver empresas afirmando que a conexão a cabo é mais barata que a wireless e deixando de lado essa importante tecnologia. Porém, ainda que não seja necessário comprar roteadores e access points, a conexão com fio exige a instalação de muitos metros de cabos.

Além de possuírem um custo, esses cabos podem apresentar problemas que geram, por vezes, a necessidade de quebrar paredes ou fazer reformas (o que significa investimento financeiro e de tempo).

E, todos concordam, um ambiente sem fios ou com o mínimo possível deles é muito mais agradável visualmente (e seguro para os funcionários, se você considerar que existem espaços com cabos tão bagunçados que podem gerar acidentes).

 

Nesse texto, falamos sobre a importância de uma rede wireless corporativa bem planejada e de seus benefícios. Se a sua empresa já possui essa tecnologia e entende a importância de proteger sua rede, vale a pena conferir o texto sobre a vulnerabilidade do Wi-Fi que foi recentemente descoberta.

 

Marney Muller

Marney Muller

Diretor Comercial em Any Consulting
Formado em Administração de Empresas pela UFRGS, com mais de 20 anos de experiência e atuação no ramo corporativo de Tecnologia. Possui a certificação de negócios Cisco Business Value Specialist.
Marney Muller