Você já ouviu falar em videoconferência na nuvem? Se não, é hora de conhecer.

A tecnologia de videoconferência vem sendo amplamente implantada em diversas organizações, nos mais variados setores da economia. E as suas vantagens são bem conhecidas, entre elas a economia de tempo, redução de gastos com viagem, compartilhamento de informações em tempo real e gravação das informações.

Mas não existe apenas uma solução, e é preciso conhecer melhor os benefícios para descobrir qual a opção mais adequada para a sua empresa. Confira abaixo:

Arquiteturas de videoconferência

Existem basicamente dois tipos de arquiteturas de videoconferência, denominadas on-premise e cloud.

 

Videoconferência on-premise

A videoconferência on-premise, também conhecida como videoconferência local, utiliza a própria infraestrutura de TI da empresa para centralizar todas as conexões de vídeo. Geralmente é dentro da matriz da empresa que um equipamento chamado MCU (Multipoint Control Unit) é instalado, e ele tem justamente a função de receber todas as conexões da internet e centralizá-las, para que todos os participantes interajam ao mesmo tempo.

Entenda melhor na imagem abaixo:

Uma solução desta requer um alto investimento em hardware, assim como eventuais expansões ou atualizações. Além de uma arquitetura de rede bem desenhada, com um link de internet capaz de suportar todas as conexões dos softwares de videoconferência clientes, e um firewall compatível para tornar o equipamento MCU acessível via internet.

Outro ponto fundamental é a preparação da equipe de TI. O time precisa gerir essa infraestrutura, que é de total responsabilidade da empresa.

Videoconferência na Nuvem

A videoconferência na nuvem, diferente da videoconferência local, utiliza a infraestrutura de terceiros para prover o serviço. Essa modalidade de videoconferência também é denominada, VaaS – vídeo como serviço, oferecendo mais flexibilidade e diversas vantagens sobre o modelo anterior.

A videoconferência em nuvem, WebEx, segue o modelo do que vem se tornando um padrão de mercado, para diversos produtos de TI, de uma maneira geral: em vez de adquirir a solução por um alto custo inicial, as empresas optam por contratar os produtos como serviço, pagando valores mensais pelo uso da tecnologia.

A principal diferença entre as tecnologias é que a solução de videoconferência em nuvem está ligada à sua arquitetura, ou seja, a MCU não fica mais dentro da empresa, mas hospedada dentro da infraestrutura do fornecedor do serviço de videoconferência. Neste caso, todos os clientes se conectam na MCU na nuvem.

 

Videoconferência-na-nuvem

 

Principais vantagens da videoconferência na nuvem

 

1 – Instalação mais simples e rápida

Ao contratar a solução, obtêm-se uma vantagem imediata: o tempo de instalação. Não é necessário instalar nenhum equipamento de MCU ou serviço dentro da rede da empresa. Uma típica instalação de videoconferência local pode demorar de semanas a meses, dependendo do nível de complexidade do projeto, mas com a serviço em nuvem é possível reduzir esse tempo para horas ou dias. Basta habilitar o serviço na nuvem e conectar os clientes ao servidor de videoconferência.

2 – Custo de aquisição

O cliente não tem um alto investimento inicial, eliminando também a necessidade de instalar novos ativos na sua infraestrutura local. Isso significa uma economia em termos de hardware, espaço no data center e custos de energia elétrica. Além de garantir a previsibilidade dos custos, que não se alteram ao longo do contrato, garantindo que o cliente tenha um planejamento mais adequado do seu investimento.

3 – Equipe de manutenção

Uma solução de videoconferência demanda uma equipe técnica capacitada para manter o ambiente em operação e prestar o suporte aos usuários e clientes. Em muitos casos, isso gera custos elevados em treinamento de equipe e novas contratações, além da necessidade de manter o time técnico sempre alinhado e bem capacitado. Com o Cisco WebEx, por exemplo, todo suporte técnico da MCU é dado pelo fornecedor do serviço de videoconferência.

4 – Solução sempre atualizada

Manter o sistema de videoconferência sempre atualizado não é tarefa fácil, pois é necessário ter contratos de atualização de software e manutenção de hardware, e exige a disponibilidade de um time técnico sempre atuante. Com a solução VaaS, o cliente não precisa despender tempo ou recursos financeiros extras e tem a garantia de contar com um serviço 100% atualizado. Tudo isso de forma transparente e sem custos que chegam de surpresa, o que significa previsibilidade de custos.

5 – Alta disponibilidade

Uma boa solução de videoconferência na nuvem possui uma arquitetura de vários data centers em diversos locais do mundo, ou seja, caso um data center apresente problemas, o serviço garante sua disponibilidade em um data center de backup.

Na prática, isso representa um sistema funcional com altíssimos níveis de disponibilidade, que oferece ao um sistema sempre online.  Diferente das soluções convencionais de videoconferência, que dependem da infraestrutura da própria empresa, como link de internet e recursos de energia elétrica, que em caso de falha impactam diretamente a disponibilidade da solução como um todo.

Quer obter os benefícios da solução de videoconferência na nuvem?

Para um projeto de videoconferência na nuvem é fundamental um planejamento técnico adequado e um parceiro com conhecimento comprovado neste tipo de solução. Só assim será possível definir a arquitetura mais adequada de acordo com as demandas do negócio do cliente.

A Any Consultiing possui uma vasta experiência em projetos de videoconferência para empresas dos mais diversos portes, e é parceria oficial de grandes fabricantes, como a Cisco e a Lifesize. Nossos projetos de videoconferência em nuvem são realizados de forma consultiva, da demonstração de funcionalidades aos testes de prova de conceito elaborados. Esse formado garante o total acesso à tecnologia e o alinhamento de expectativas, ou seja, o sucesso da implantação.

 

Quer saber mais sobre as soluções de videoconferência em nuvem? Entre em contato conosco que teremos o prazer de agendar uma apresentação personalizada.

Leandro Lima

Leandro Lima

Arquiteto de Soluções em Any Consulting
Possui 12 anos de experiência em telecomunicações e infraestrutura de TI. Atuando na coordenação e elaboração de projetos para organizações governamentais e privadas. Possuí as certificações profissionais CCNA R&S + CCNP R&S + ITIL + IPv6 Enginner + Avaya ACIS e ACSS.
Leandro Lima

Últimos posts por Leandro Lima (exibir todos)