Economizar tempo e recursos é cada vez mais importante e investir em soluções de tecnologia da informação é uma forma de alcançar esses benefícios e ainda conquistar mais segurança para os processos da empresa. Se a companhia deseja crescer e se tornar cada vez mais sólida no mercado atual desafiador, ela não pode abrir mão de sistemas informatizados e das melhorias a eles associados (agilidade, consistência, redução de custos, produtividade e segurança).

Pequenas, médias e grandes empresas investem em Tecnologia da Informação para se diferenciarem de seus concorrentes. Isso é o que mostra a 30ª Pesquisa Anual do Uso de TI, realizada pela Fundação Getúlio Vargas. De acordo com o levantamento feito com 2.602 empresas de médio e grande porte, o investimento anual em TI no ano de 2018 foi de 7,9% da receita corporativa. Fornecedores de serviço são os principais responsáveis pelo alto índice, com um investimento de 11,2%, enquanto o comércio ainda reverte apenas 3,7% da receita em soluções de tecnologia da informação.

Algumas soluções podem ajudar a sua empresa a conquistar resultados e rentabilidade melhores.

Soluções de tecnologia da informação:

1. Videoconferências

Com reuniões cada vez mais constantes e atuação global, as videoconferências permitem maior agilidade e economia de custos e tempo. Uma estrutura profissional conecta funcionários em diversas partes do mundo em questão de segundos, sem necessidade de gastar com passagens aéreas ou perder tempo em escalas. Além disso, é possível utilizar equipamentos para proteger as informações discutidas por videoconferência ou gravar os encontros para compartilhamento com os demais funcionários da empresa.

 

2. Firewall e políticas de segurança

Controlar quais dados entram e saem da empresa é importante para proteger as informações estratégicas e evitar invasões ou contaminações por vírus ou malwares. Com o investimento em um firewall, a companhia reduz riscos à segurança da rede, garantindo que apenas as pessoas certas terão acesso aos documentos e dados. É importante, no entanto, investir também em políticas de segurança. O comportamento dos usuários interfere em sua eficácia e é preciso criar regras que reduzam as vulnerabilidades tecnológicas, como aquelas referentes à prática de downloads, acesso a sites externos e uso do e-mail corporativo.

 

3. Estruturação de rede

Sua empresa tem muito a ganhar com uma rede bem estruturada. Fazer um projeto que considere a parte física e lógica da rede corporativa garantirá benefícios que vão da economia de custos à maior produtividade. Com a estrutura em funcionamento e adequada às necessidades da companhia, é possível otimizar os recursos por meio da utilização de 100% da capacidade dos equipamentos, facilitar controle e suporte e melhorar o desempenho com a maior facilidade e agilidade dos servidores. Além disso, os dados e arquivos ficam mais protegidos, o que é de extrema importância para a competitividade da empresa.

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4. Computação em nuvem

Armazenar os dados corporativos requer confiabilidade e espaço suficiente para todas as informações. Atualmente, os Data Centers (servidores físicos que funcionam 24 horas por dia e podem ser mantidos interna ou externamente à empresa) estão dando lugar à Cloud Computing ou computação em nuvem (armazenamento de dados e softwares em servidores, sem estrutura física). Esse tipo de solução reduz custos, aumenta a disponibilidade das informações e elimina gastos com estrutura física, que está suscetível a desastres naturais, por exemplo. Se você se interessar, vale a pena conhecer mais sobre cloud server (servidor na nuvem).

 

5. Operadoras de telefonia IP

Esse tipo de tecnologia permite que você utilize um aparelho de telefone especial para realizar ligações de qualidade e transferência de imagens e dados utilizando a rede de dados e voz da empresa. A telefonia IP reduz custos com chamadas telefônicas e permite, entre outras coisas, criar alertas SMS quando a ligação não for atendida e enviar e-mail com o recado deixado na “secretária eletrônica”.

 

6. PABX IP

Um PABX IP é uma solução para redução de custos com ligações utilizando a rede de internet para realizá-las, assim como a telefonia IP. A diferença é que ela possui outras funções, como chamadas em espera, ramais remotos e gravações. O PABX também pode ser híbrido, agregando serviços de operadoras. Ele funciona como uma verdadeira central telefônica e permite que as chamadas sejam feitas pela operadora mais barata, seja VoIP ou de telefonia tradicional.

 

7. CFTV

O circuito de fechado de televisão (do inglês closed-circuit television) vai muito além do monitoramento. Além de proteger e garantir a segurança da estrutura da sua companhia, esta solução de Tecnologia da Informação pode integrar, por exemplo, com sistemas de alarmes, automação predial e controle de acessos. Isso significa que essa solução permite que você desligue equipamentos de climatização em áreas desocupadas, acenda ou apague luzes de acordo com a necessidade, libere cancelas, mova o elevador ou até acione um funcionário em caso de movimentação suspeita identificada pelas câmeras.

 

Para que as soluções de Tecnologia da Informação entreguem resultados para a sua empresa é preciso garantir que sejam gerenciadas e monitoradas de forma eficiente. Além disso, elas precisam garantir que você tenha visibilidade das informações, um aspecto fundamental para o sucesso da sua estratégia corporativa. Clique no link anterior e saiba mais.

Autor

Saulo Costa
Saulo Costa
Possui 9 anos de experiência em telecomunicações e infraestrutura de TI. Atua na elaboração de projetos para organizações governamentais e privadas. Possui as certificações profissionais CCNA R&S + Avaya ACSS + MCP + ITIL.