Economizar tempo e recursos é cada vez mais importante e investir em soluções de tecnologia da informação é uma forma de alcançar esses benefícios e ainda conquistar mais segurança para os processos da empresa. Se a companhia deseja crescer e se tornar cada vez mais sólida no mercado atual desafiador, ela não pode abrir mão de sistemas informatizados e das melhorias a eles associados (agilidade, consistência, redução de custos, produtividade e segurança).

Pequenas, médias e grandes empresas já estão investindo em Tecnologia da Informação para se diferenciarem de seus concorrentes. Isso é o que mostra a 27ª Pesquisa Anual do Uso de TI, realizada pela Fundação Getúlio Vargas. De acordo com o levantamento feito com 2.500 empresas de médio e grande porte, o investimento anual em TI no ano de 2015 foi de 7,6% da receita corporativa. Fornecedoras de serviço são as principais responsáveis pelo alto índice, com um investimento de 10,9%, enquanto o comércio ainda reverte apenas 3,5% da receita em soluções de tecnologia da informação.

Algumas soluções podem ajudar a sua empresa a conquistar resultados e rentabilidade melhores.

Soluções de tecnologia da informação:

1. Operadoras de telefonia IP

Esse tipo de tecnologia permite que você utilize um aparelho de telefone especial para realizar ligações de qualidade e transferência de imagens e dados utilizando a rede de dados e voz da empresa. A telefonia IP reduz custos com chamadas telefônicas e permite, entre outras coisas, criar alertas SMS quando a ligação não for atendida e enviar e-mail com o recado deixado na “secretária eletrônica”.

2. PABX IP

Um PABX IP é uma solução para redução de custos com ligações utilizando a rede de internet para realizá-las, assim como a telefonia IP. A diferença é que ela possui outras funções, como chamadas em espera, ramais remotos e gravações. O PABX também pode ser híbrido, agregando serviços de operadoras. Ele funciona como uma verdadeira central telefônica e permite que as chamadas sejam feitas pela operadora mais barata, seja VoIP ou de telefonia tradicional.

3. Videoconferências

Com reuniões cada vez mais constantes e atuação global, as videoconferências permitem maior agilidade e economia de custos e tempo. Uma estrutura profissional conecta funcionários em diversas partes do mundo em questão de segundos, sem necessidade de gastar com passagens aéreas ou perder tempo em escalas. Além disso, é possível utilizar equipamentos para proteger as informações discutidas por videoconferência ou gravar os encontros para compartilhamento com os demais funcionários da empresa.

4. Firewall e políticas de segurança

Controlar quais dados entram e saem da empresa é importante para proteger as informações estratégicas e evitar invasões ou contaminações por vírus ou malwares. Com o investimento em um firewall, a companhia reduz riscos à segurança da rede, garantindo que apenas as pessoas certas terão acesso aos documentos e dados. É importante, no entanto, investir também em políticas de segurança. O comportamento dos usuários interfere em sua eficácia e é preciso criar regras que reduzam as vulnerabilidades tecnológicas, como aquelas referentes à prática de downloads, acesso a sites externos e uso do e-mail corporativo.

5. Estruturação de rede

Sua empresa tem muito a ganhar com uma rede bem estruturada. Fazer um projeto que considere a parte física e lógica da rede corporativa garantirá benefícios que vão da economia de custos à maior produtividade. Com a estrutura em funcionamento e adequada às necessidades da companhia, é possível otimizar os recursos por meio da utilização de 100% da capacidade dos equipamentos, facilitar controle e suporte e melhorar o desempenho com a maior facilidade e agilidade dos servidores. Além disso, os dados e arquivos ficam mais protegidos, o que é de extrema importância para a competitividade da empresa.

6. Computação em nuvem

Armazenar os dados corporativos requer confiabilidade e espaço suficiente para todas as informações. Atualmente, os Data Centers (servidores físicos que funcionam 24 horas por dia e podem ser mantidos interna ou externamente à empresa) estão dando lugar à Cloud Computing ou computação em nuvem (armazenamento de dados e softwares em servidores, sem estrutura física). Esse tipo de solução reduz custos, aumenta a disponibilidade das informações e elimina gastos com estrutura física, que está suscetível a desastres naturais, por exemplo.

7. CFTV

O circuito de fechado de televisão (do inglês closed-circuit television) vai muito além do monitoramento. Além de proteger e garantir a segurança da estrutura da sua companhia, esta solução de Tecnologia da Informação pode integrar, por exemplo, com sistemas de alarmes, automação predial e controle de acessos. Isso significa que essa solução permite que você desligue equipamentos de climatização em áreas desocupadas, acenda ou apague luzes de acordo com a necessidade, libere cancelas, mova o elevador ou até acione um funcionário em caso de movimentação suspeita identificada pelas câmeras.

Para que as soluções de Tecnologia da Informação entreguem resultados para a sua empresa é preciso garantir que sejam gerenciadas e monitoradas de forma eficiente. Saiba mais sobre gestão de TI.

Autor

Saulo Costa
Saulo Costa
Possui 9 anos de experiência em telecomunicações e infraestrutura de TI. Atua na elaboração de projetos para organizações governamentais e privadas. Possui as certificações profissionais CCNA R&S + Avaya ACSS + MCP + ITIL.