A empresa de segurança SonicWall é uma das líderes mundiais no fornecimento de soluções de segurança para pequenas, médias e grandes empresas. Com soluções de Firewall UTM, WAF (Web application Firewall) e segurança de e-mail robustas, a Sonicwall atende milhões de clientes ao redor do mundo.

Com atualizações constantes do seu portfólio de produtos e alinhada com as últimas inovações do mercado de segurança, foi lançado o novo firewall Sonicwall, o SonicWall Network Security virtual (NSv), ou popularmente conhecido, como Virtual Firewall Sonicwall.

O principal objetivo deste firewall virtual da Sonicwall é ofertar segurança de nuvem, de forma escalável e avançada, para ambientes multinuvem.  Esteja sua empresa rodando sistemas e aplicações na nuvem Amazon AWS ou Microsoft Azure.

Outra vantagem do Firewall Virtual Sonicwall NSv, é que agora se torna possível utilizar o firewall como uma appliance virtual para proteger cargas de trabalho VMWARE ESXI e Microsoft Hyper-V.  Ou seja, você pode utilizar o firewall virtual Sonicwall, tanto virtualizado em ambientes de nuvem, como em ambientes locais, rodando dentro do seu virtualizador.

 

 Como funciona o Firewall Virtual SonicWall NSv?

A arquitetura e a migração de aplicações para a nuvem pública apresentam desafios constantes, tanto a nível de conexão de rede como de segurança. Para garantir que aplicativos e serviços sejam entregues com segurança, eficiência e de forma escalável, é necessário evoluir e aprimorar a infraestrutura de TI da sua empresa.

O firewall virtual Sonicwall NSv, foi criado para auxiliar as empresas e a equipe de TI na redução dos riscos de segurança e vulnerabilidade, que podem causar a interrupção dos serviços. Com o firewall virtual Sonicwall NSv é possível proteger suas aplicações em nuvem contra ameaças, por meio de mecanismos de detecção de violações automatizados, além dos recursos de Firewall de última geração, em destaque, inteligência e controle de aplicativos,  monitoramento em tempo real, IPS (Intrusion Prevention System), inspeção TLS / SSL, advanced threat protection (ATP), VPN (virtual private network), além do recurso de segmentação de rede para proteger seu ambiente em nuvem.

Os firewalls virtuais NSv da Sonicwall suportam os mesmos recursos de segurança e de rede disponíveis nos dispositivos físicos SonicWall.

Além disso, o firewall virtual Sonicwall NSv é integrado a um painel central de politicas de segurança, conhecido como SonicWall Capture Security Center, e a partir deste é possível controlar todos os seus firewalls físicos ou virtuais de um ponto centralizado, estejam eles instalados na Amazon AWS, Microsoft Azure, ou dentro da sua própria empresa.

A instalação do firewall virtual SonicWall pode ser feita em poucos minutos, via o download da imagem da appliance virtual para VMWARE ESXI ou Microsoft Hyper-V, para ambientes locais. Para ambientes em nuvem, pode-se usar o recursos de auto-deploy para instalação automática, como é o caso da AWS. A imagem do firewall virtual Sonicwall pode ser encontrada neste link para deploy na AWS, neste link para deploy no Microsoft Azure, e neste link para deploy em ambiente local VMWARE ESXI ou Microsoft HYPER-V.

A figura abaixo ilustra a instalação do  Firewall virtual SonicWall   em um ambiente local rodando sob um Hypervisor. Neste exemplo o firewall sonicwall NSv fica localizado entre as máquinas virtuais e o virtual switch do Hypervisor, protegendo todas as cargas de trabalho do ambiente virtual:

Firewall virtual Sonicwall instalado dentro do Hypervisor.

 

Principais casos de uso do Firewall Virtual SonicWall

O firewall virtual Sonicwall NSv pode ser utilizado em uma infinidade de cenários, vamos listar aqui os principais:

  • Gateway de Internet para controlar e proteger sua rede local ou em nuvem, fornecendo um ponto de filtragem e proteção para todo o tráfego de entrada e saída da sua rede
  • Gateway VPN para conexão da sua rede local com sua datacenter em nuvem
  • Gateway de acesso remoto VPN, para oferecer conexão VPN segura para todos os colaboradores da sua empresa
  • Gateway VPN para conexão de ambientes multicloud, Amazon AWS ou Microsoft Azure
  • Proteção de cargas de trabalho em nuvens públicas, como Amazon AWS e Microsoft Azure

 

 Quais são os principais recursos do firewall virtual Sonicwall?        

  • Segurança 24 horas por dia: O firewall virtual Sonicwall NSv garante proteção lateral e de entrada e saída. Novas atualizações de segurança contra ameaças recentes são enviadas automaticamente para o firewall, e aplicadas imediatamente sem a necessidade de reinicializações ou interrupções da appliance.

 

  • Proteção zero day: O firewall virtual Sonicwall NSv protege sua rede contra ataques de zero day, por meio do serviço ATP (Capture Advanced Threat Protection), que é um sandbox desenvolvido pela SonicWall para descobrir e impedir ataques desconhecidos, tais como ransomware.

 

  • Controle da largura de banda: O firewall virtual Sonicwall NSv possui o recurso de gerenciamento de largura de banda, para reduzir o uso da rede por aplicativo ou usuário. Isso proporciona maior controle sobre uso da rede.

 

  • Controle e Inteligência de aplicação: O firewall virtual Sonicwall NSv fornece controle granular sobre tráfego de rede, via políticas específicas. Crie regrar personalizados baseadas em parâmetros de aplicação. Forneça proteção contra vazamento de dados com a capacidade do firewall Sonicwall de verificar arquivos e documentos através de palavras-chave. Usando o recurso de controle e inteligência de aplicação, você pode restringir a transferência de determinados nomes de arquivos, tipos de arquivos, anexos de e-mail, tipos de anexos, e-mails com determinados assuntos, e-mail ou anexos com determinadas palavras-chave ou padrões de bytes.

 

  • Proteção de Zona: O firewall virtual Sonicwall NSv fortalece a segurança interna permitindo a segmentação da rede em várias zonas de segurança. Crie e aplique regras de acesso e políticas NAT (Network Address Translation) para o tráfego comutado entre as várias interfaces, permitindo ou negando o tráfego interno ou externo a rede com base em crítérios fáceis de configurar.

 

  • Provisionamento automático de VPN:  Simplifique e reduza o tempo de implantação de conexões VPN (Virtual Private Network), automatizando oprovisionamento de de  VPNs do tipo site-a-site entre firewalls SonicWall. Basta configurar a opção provisionamento automático de VPN para que os firewalls SonicWall configurem o acesso VPN entre eles.

 

  • Proteção de servidores em nuvem: Simplifique a proteção de servidores em nuvem em ambientes multicloud, Microsoft Azure ou Amazon AWS, habilitando a microssegmentação aplicando políticas com base em critérios dinâmicos.

 

  • Proteção completa: Bloqueie vírus, spyware, malware, intrusões, ameaças criptografadas, aplicativos e sites maliciosos em uma única solução.

 

O firewall virtual SonicWall entrega recursos avançados e fundamentais para garantir a segurança e a continuidade do seu negócio, apresentando uma excelente alternativa de firewall virtual para pequenas, médias e grandes empresas. Funciona integrado as principais prataformas de computação em nuvem atuais, Microsoft Azure e Amazon AWS.

Percebeu como o firewall SonicWall é bom para a sua empresa e oferece benefícios como maior produtividade, disponibilidade e segurança? A Any Consulting possui um serviço gerenciado de firewall, que garante melhor utilização dos recursos dos links de dados, suporte diferenciado, maior performance e tranquilidade para a sua equipe se concentrar no que é mais importante para o seu negócio. Entre em contato e saiba mais.

Autor

Leandro Lima
Possui 12 anos de experiência em telecomunicações e infraestrutura de TI. Atuando na coordenação e elaboração de projetos para organizações governamentais e privadas. Possuí as certificações profissionais CCNA R&S + CCNP R&S + ITIL + IPv6 Enginner + Avaya ACIS e ACSS.