É seguro dizer que nenhum gestor deixaria a sede de seu negócio com uma janela ou porta aberta de madrugada. Sem conferir, rotineiramente, se o sistema de alarmes está ativo e se todos os empregados também têm essa atenção. Pois é. A segurança da informação funciona de um jeito parecido, com foco na proteção do bem mais precioso para seu negócio: a informação. Por isso, continue lendo e confira alguns dos principais riscos que uma empresa sem firewall corre. 

 

Banco de dados sob perigo 

Assim como assaltantes e sequestradores, há uma imensidade de hackers que se dedicam dia e noite para descobrir novas formas de ação criminosa digital. Uma brecha de segurança em computadores, dispositivos móveis, estruturas de TI ou mesmo outros equipamentos conectados à rede (impressoras, copiadoras, smart TVs etc.) pode ser o suficiente para causar um grande estrago.  

Dizer que o banco de dados é o ativo mais importante de um negócio não é trivial. É com base nas informações de sua empresa que você pode tomar decisões, aprender com os desafios vencidos, cumprir compromissos, oferecer serviços, enfim, fazer a empresa girar. Hackers podem bloquear o acesso a essas informações, alterar dados sensíveis, deletar registros etc. Uma empresa sem firewall no mercado atual é como caminhar sem colete a prova de balas ou capacete em um campo de batalha cheio de atiradores de elite. 

 

Bens materiais desprotegidos 

Além das informações, os próprios equipamentos estão em perigo quando a empresa não dá a devida atenção à segurança. Ciberataques podem comprometer o funcionamento de hardwares e requisitar manutenções ou mesmo novas aquisições perfeitamente evitáveis. O uso não controlado à internet, por exemplo, pode levar funcionários, com ou sem intenção, a acessar portais perigosos, clicar em links não confiáveis, infectando dispositivos seriamente. Além da transferência de arquivos comprometidos – via download, usb, bluetooth ou infravermelho – levando ao mesmo resultado desastroso.  

 

Custos elevados 

A inexistência de um bom firewall ou de uma política de segurança da informação também geram impactos na saúde financeira das empresas. Como já citamos, gastos com manutenção e aquisição de equipamentos tendem a aumentar. Além disso, quem opta por soluções improvisadas, como a contratação de um profissional generalista, um computer guy para resolver questões mais básicas, pode entrar na lógica do barato que sai caro.  

A sofisticação cada vez mais veloz das técnicas de ataques virtuais exige uma atualização constante dos protocolos de segurança. Mesmo uma empresa cuja atuação não está diretamente associada à tecnologia precisa contar com uma assistência técnica e suporte de ponta. Por isso, estabelecer parcerias confiáveis garante que a segurança das suas informações seja a melhor possível. Os planos de serviços oferecidos costumam ter orçamentos flexíveis, o que permite que todos os tipos de companhia possam se beneficiar.  

 

Diferencial estratégico exposto 

As informações corporativas possuem diferentes níveis de sensibilidade. Enquanto os danos causados pela perda de um contato facilmente recuperável online pode ser pequena, imagine seus concorrentes tendo acesso a uma estratégia em curso de lançamento de um novo serviço ou produto. A perda do timing correto de lançamento ou ainda a exposição de um know-how diferencial pode representar resultados catastróficos no desempenho financeiro. 

Phishing (mensagens enganosas que incentivam o clique em links contaminados), vírus, malwares, chantagens, ameaças das mais diferentes formas. As estratégias criminosas dos hackers são diversas e garantir um bom firewall pode evitar dores de cabeça de diferentes proporções. Basta uma rápida busca pelos noticiários para encontrar empresas que chegaram a fechar as portas após um ciberataque de grandes dimensões. 

 

O que fazer? 

Esses são alguns dos riscos a que uma empresa sem firewall está submetida. Mas, felizmente, não é preciso ficar de braços cruzados aguardando quando seu negócio entrará na mira de criminosos digitais. O essencial é buscar uma solução que se adeque à realidade de sua empresa e tornar a segurança da informação prioridade estratégica corporativa. 

Caso você queira saber mais sobre como um firewall de qualidade atua e que vantagens ele possui, entre na seção “Serviços Gerenciados > Firewall” do nosso site e conheça a solução Firewall Sonicwall UTC, um modelo integrado de segurança capaz de garantir proteção máxima dos dados do seu negócio.  

 

 

Autor

Saulo Costa
Saulo Costa
Possui 9 anos de experiência em telecomunicações e infraestrutura de TI. Atua na elaboração de projetos para organizações governamentais e privadas. Possui as certificações profissionais CCNA R&S + Avaya ACSS + MCP + ITIL.