Custos reduzidos, maior segurança e confiabilidade, entre outras vantagens, tem consolidado o backup na nuvem como uma tendência entre empresas de todos os ramos e tamanhos. Porém, como definir entre todas as opções de cloud backup disponíveis no mercado? Separamos aqui sete aspectos essenciais para ficar atento na hora de escolher a melhor ferramenta de backup em nuvem. 

(Para entender melhor os benefícios desse tipo de tecnologia, acesse nosso artigo “Como o backup na nuvem pode tornar seu negócio mais eficiente”)

 

1 – Plano de Recuperação de Desastres 

O Plano de Recuperação de Desastres (PRD) é uma estratégia mais ampla, detalhada e complexa do que o backup. Entretanto, opções de fornecedores de ferramentas de backup em nuvem que entendem a necessidade de uma política integrada tendem a oferecer um serviço mais completo e de qualidade. O backup na nuvem precisa estar aliado a políticas e estratégias de segurança da informação, o que inclui o PRD. 

 

2 – Certificação 

Outra forma de identificar bons fornecedores é buscar as certificações que a empresa “pretendente” possui. O mercado de tecnologia se transforma em uma velocidade sem comparação com outros segmentos. Então, quem pretende proteger os dados de sua empresa, precisa garantir que está capacitado e atualizado em relação às grandes ciberameaças, falhas e desafios mais atuais. Além, claro, de dominar as melhores técnicas de enfrentamento a esse cenário. Bons certificados, relacionados à área que você pretende contratar são essenciais. Então, não hesite em perguntar tudo sobre isso para o fornecedor da ferramenta de backup em nuvem potencial. 

 

3 – Acessibilidade dos dados 

A acessibilidade aos dados de sua empresa precisa ser prioridade para qualquer fornecedor de backup na nuvem. Afinal de contas, quando você realmente precisar do backup, cada segundo perdido poderá representar cifrões preciosos no orçamento corporativo. Há soluções que restringem o acesso ao banco de dados a determinados locais e outras que garantem disponibilidade segura de qualquer lugar.  

 

4 – Compatibilidade 

Os sistemas de tecnologia de uma empresa são complexos e diversos. Além dos sistemas operacionais dos computadores, existem os dispositivos móveis e os equipamentos smart (como impressoras, copiadores e TVs), além das aplicações virtuais programadas em linguagens específicas. A plataforma de backup em nuvem precisa conversar, sem atrito, com todos esses softwares. É importantíssimo garantir essa compatibilidade, sob risco de deixar partes dos dados sem cópias de segurança ou mesmo de expor a rede inteira a criminosos. 

 

5 – Rotina de testes 

Por melhor que uma ferramenta de backup em nuvem se apresente, é fundamental o monitoramento e a adaptação ao longo do tempo. Por isso, esse é um ponto importante a ser levado em conta: qual é a rotina de testes e relatórios periódicos oferecidos? Colocar em prática e mensurar os resultados ajuda a decidir sobre a manutenção ou não daquele serviço e auxilia na prevenção de problemas que poderiam se tornar grande fonte de dor de cabeça em situações emergenciais. 

 

6 – ANS 

Basicamente, o Acordo de Nível de Serviço (ANS ou, em inglês, Service Level Agreement – SLA) é o documento que especifica os serviços oferecidos e os parâmetros de qualidade garantidos pelo valor pago. É o acordo entre cliente e fornecedor de cloud backup e, portanto, merece muita atenção. Nele, precisam estar explícitas e detalhadas questões relacionadas à disponibilidade dos dados, criptografia utilizada, periodicidade de relatórios, tempo de resposta, suporte técnico etc. E, caso a ferramenta de backup em que esteja considerando sequer ofereça um ANS, então, já sugerimos partir para outra. 

 

7 – Relacionamento com cliente 

A última dica para não esquecer de avaliar é a qualidade do atendimento ao cliente do fornecedor. A cópia de segurança dos dados de sua empresa é um assunto sério. Quando se pensa no nível de estresse e risco dos momentos em que esses fornecedores são necessários, fica fácil entender porque um atendimento disponível, competente e eficiente é tão necessário. Há várias opções que oferecem testes gratuitos por tempos determinados (a Any Consulting oferece teste grátis de 15 dias, aproveite!). É uma fase de testes, teste também o atendimento para ver se supre suas expectativas. 

Nesse caso, é interessante considerar um forcedor de serviços, que fará a ponte entre seus interesses e a ferramenta contratada. Geralmente, são empresas de TI certificadas e que oferecem diferentes serviços para a proteção e eficiência da sua rede corporativa, como a Any Consulting.

Essas são algumas das principais dicas para definir a melhor ferramenta de backup em nuvem. Continue acompanhando nosso blog para ter acesso a mais artigos como este e, caso tenha alguma dúvida ou queira saber mais sobre o assunto, entre em contato com a gente. 

 

 

Autor

Leandro Lima
Leandro Lima
Possui 12 anos de experiência em telecomunicações e infraestrutura de TI. Atuando na coordenação e elaboração de projetos para organizações governamentais e privadas. Possuí as certificações profissionais CCNA R&S + CCNP R&S + ITIL + IPv6 Enginner + Avaya ACIS e ACSS.