Atualmente, todas as empresas precisam lidar, em maior ou menor grau, com a tecnologia. Desde estratégias de divulgação, promoção de produtos ou serviço, até mesmo banco de dados, transações financeiras e intercâmbio de informações. Por isso, é natural buscar conhecer mais sobre o mundo da Tecnologia da Informação (TI).

Há muito tempo, cuidar dos seus ativos informacionais deixou de ser um assunto especializado para se tornar diferencial competitivo. Então, esteja atento para reconhecer as necessidades do seu negócio em relação à infraestrutura de TI e como utilizar essas tecnologias para alcançar os melhores resultados.

 

O que é infraestrutura de TI?

Vamos começar do começo. Pense em todos os dispositivos e soluções de tecnologia que estão relacionados à sua companhia. Computadores de mesa, notebooks, smartphones, cabos de acesso à internet, roteadores, softwares de gerenciamento de estoque, lojas virtuais, contas de redes sociais corporativas, bancos de dados da sua carteira de clientes… tudo isso precisa ser organizado de forma segura, acessível de modo inteligente e atendendo às suas necessidades.

Esse arranjo entre aparatos físicos (cabeamentos e equipamentos, ou seja, hardwares) e digitais (contas virtuais e programas, i.e. softwares) é a infraestrutura de TI. Portanto, é essencial buscar uma organização que atenda ao que você precisa, não te deixe na mão em nenhum momento e seja um facilitador – não um complicador – da rotina de trabalho.

 

Tipos de rede

Cada empresa tem um tipo de infraestrutura de rede necessária. É como planejar uma casa nova. Se é uma família grande, com vários filhos e animais de estimação, é importante ter muitos quartos, um bom quintal etc. Mas, por outro lado, alguém que mora sozinho pode preferir um local mais funcional, com menos cômodos para limpar.

Se sua empresa tem apenas uma sede física, com poucos funcionários e sem necessidade de acesso remoto, provavelmente, uma rede do tipo LAN (Local Area Network) pode ser suficiente. Apesar de funcionalidades limitadas, teoricamente pode estar menos vulnerável a invasões externas, por exemplo.

Contudo, companhias com várias sedes ou com funcionários que trabalham de casa ou, ainda, que precisam ter acesso remoto às informações corporativas podem preferir alcances maiores. É o caso de redes como MANs (Metropolitan Area Network) ou WANs (World Wide Area Network). Claro que soluções locais podem ser mescladas com armazenamentos remotos (cloud servers), utilizando a internet e, por outro lado, sempre há soluções de segurança para controlar os níveis de acesso a cada tipo de informação.

 

E as redes sem fio?

A verdade é que as redes sem fio, ou Wi-fi, são um tipo de acesso a uma rede específica. Ou seja, redes LAN, WAN ou internet podem – ou não – ter uma instalação de acesso sem fio. Esse, inclusive, foi durante um tempo o argumento de alguns provedores de internet para agregar valor ao produto que oferecem (internet de XX gigas + rede sem fio). Porém, a verdade é que a rede sem fio é possível graças a um equipamento de roteamento, que pode ser configurado a qualquer um dos tipos de rede citados.

 

Segurança, durabilidade, acessibilidade e custo-benefício

Voltemos ao exemplo da escolha de uma casa para morar. Independentemente do tamanho ou do uso do imóvel, segurança é essencial. No mesmo sentido, as redes corporativas precisam ser planejadas com foco na proteção dos dados que trafegam por ela.

As ações para o estabelecimento de uma boa Política de Segurança da Informação devem ser diversificadas, incluindo firewall, antivírus, mas também treinamento de funcionários, manutenção de equipamentos e monitoramento da rede. Estar sempre atualizado para minimizar os potenciais riscos vindos de um mundo cada vez mais conectado e com inovações cada vez mais velozes.

Como você pode perceber, infraestrutura de TI e segurança da informação não são assuntos triviais no bom funcionamento de uma empresa. Pelo contrário, podem ser determinantes no alcance do sucesso. Então, não deixe de contar com parcerias qualificadas e certificadas para garantir a segurança e alta performance da sua empresa. Para continuar entendendo melhor os aspectos relacionados à tecnologia corporativa, leia nosso artigo “A importância da visibilidade das informações de TI para a segurança

Autor

Saulo Costa
Saulo Costa
Possui 9 anos de experiência em telecomunicações e infraestrutura de TI. Atua na elaboração de projetos para organizações governamentais e privadas. Possui as certificações profissionais CCNA R&S + Avaya ACSS + MCP + ITIL.