Assim como as ameaças às redes corporativas, novos softwares e hardwares surgem continuamente. Mas, apesar de ainda ser comum nas empresas, ter uma solução de segurança para cada tipo de ameaça impõe desafios de gerenciamento e eleva os custos da operação. Atualmente, existe no mercado um appliance que integra os recursos necessários para a proteção e oferece visibilidade, desempenho, flexibilidade, centralização e produtividade: o firewall UTM.

Firewall UTM

UTM significa Unified Threat Management, que traduzido para o português significa Gerenciamento Unificado de Ameaças. Esse firewall pode reunir, de acordo com o fabricante, os recursos abaixo em uma única solução:

:: Antivírus
:: Controle de acesso a internet e a sites
:: Firewall
:: Prevenção de invasões
:: Balanceamento de links de internet
:: VPN (rede virtual privada)
:: Filtro de conteúdo
:: Bloqueio de spam
:: Controle de acesso wireless
:: Relatórios

 

Motivos para investir em um firewall 

A rede corporativa deve crescer juntamente com a sua empresa e, contar com um equipamento que reúne hardware e software em um único appliance físico, contribui para a escalabilidade e o controle completo. O firewall UTM é uma ótima solução para empresas conectadas, que buscam eliminar riscos e aumentar a segurança com redução de custos para combate a ameaças. Esse equipamento possui diversos benefícios. Ele:

:: Permite integrar novas e diversas ferramentas
:: Oferece alto rendimento associado a baixa latência
:: Detecta rapidamente conteúdos maliciosos
:: Fornece maior visibilidade de aplicações, dados e usuários, reduzindo varreduras redundantes e aumentando a detecção de ameaças
:: Gera relatórios com dados importantes para a manutenção da segurança da rede e comprovação de ROI (Retorno sobre Investimento)

 

Retorno financeiro da solução UTM

Quando uma rede corporativa fica inacessível, mesmo que por poucos minutos, a empresa deixa de ganhar dinheiro. As informações precisam estar sempre disponíveis, caso contrário torna-se impossível fechar novos negócios, evoluir produtos, realizar trabalho de Finanças, Administração, Comunicação… Além disso, existe a possibilidade de uma invasão causar perda de dados estratégicos que serão utilizados pelos concorrentes ou que exigirão longos períodos para que seja possível voltar ao ponto em que estava antes do ataque.

Na hora de solicitar à gestão da empresa o investimento na aquisição de um Firewall UTM, é importante demonstrar o ROI. Para isso, baseie-se em retornos diretos e indiretos oferecidos pela solução de segurança.

 

Retornos diretos

:: Realocação da equipe técnica. Uma vez que o equipamento único é facilmente gerenciável e traz recursos de conectividade e segurança, sua equipe pode focar em melhoramentos de processos, por exemplo
:: Conexões mais estáveis, eliminando tempos de inatividade que causam perdas financeiras para a empresa
:: Melhor aproveitamento da banda de internet, possibilitando maior volume de dados para as atividades estratégicas e melhor dimensionamento do pacote de internet contratado
:: O Firewall UTM reduz custos de empresas que possuem filiais e optam por se conectar via VPN.

 

Retornos indiretos

:: Maior produtividade dos funcionários, já que é possível, com um único appliance, controlar o uso da internet e das redes sociais, alcançar uma conexão mais rápida e eficiente entre as filiais e obter um link de internet de maior qualidade com o uso do balanceamento de links redundantes
:: Funcionalidade QoS que garante fluxo de banda constante para o sistema ERP, por exemplo, tornando a empresa mais ágil e eficiente
:: Redução de riscos e ataques, que causam prejuízos com perda de dados ou até de equipamentos.

A solução correta para sua empresa

Antes de iniciar a mudança na sua rede corporativa, é preciso analisar e entender qual a solução mais adequada para o que você precisa. Faça o monitoramento constante e, caso seja necessário, contrate uma companhia parceira para realizar esse estudo. Com todas as informações em mãos, será possível entender qual o modelo de firewall UTM adequado para as suas necessidades. Essa avaliação passa por tamanho e tipo da rede, volume de tráfego, número de interfaces e valor disponível para investimento, entre outros.

Empresas que conectam suas filiais via link MPLS (Multiprotocol Label Switching) – geralmente grandes companhias com redes mais complexas – podem necessitar de um UTM associado a outros equipamentos.

 

Cada rede possui suas particularidades e possuir uma equipe capacitada para detectar a necessidade de novas soluções e fazer o monitoramento é essencial. Entre em contato com a Any Consulting. Os nossos especialistas possuem amplo conhecimento e experiência e podem ajudar a alcançar melhores resultados de segurança e eficiência.

Autor

Leandro Lima
Leandro Lima
Possui 12 anos de experiência em telecomunicações e infraestrutura de TI. Atuando na coordenação e elaboração de projetos para organizações governamentais e privadas. Possuí as certificações profissionais CCNA R&S + CCNP R&S + ITIL + IPv6 Enginner + Avaya ACIS e ACSS.