Cada vez mais empresas estão migrando – ou fazendo backup – de seus dados na nuvem. A computação em nuvem, cloud computing em inglês, está ganhando espaço no mundo corporativo por sua facilidade de acesso, possibilidades de ferramentas, disponibilidade e por não necessitar de grande estrutura física para funcionar.

Antes de saber porque a sua companhia deve investir nessa tecnologia, é preciso entender que ela é uma solução que possibilita o acesso e compartilhamento de informações sem a necessidade de equipamentos. Entre suas vantagens estão redução de custos, maior colaboração, performance e versatilidade.

Motivos para sua empresa investir em cloud computing:

1. Segurança

Embora ainda existam questionamentos sobre a vulnerabilidade dos dados em uma nuvem, os provedores de  investem constantemente na proteção dos seus sistemas. Existem certificações de segurança que estimulam boas práticas e que contribuem para que os sistemas dos clientes estejam mais protegidos. Médias e pequenas empresas muitas vezes não possuem capacidade financeira ou técnica de investir em segurança da mesma forma que os provedores.

 

2. Mobilidade

Por não estarem armazenados em um equipamento específico, os dados da empresa são acessíveis de qualquer lugar. Isso significa que todos que possuem acesso à internet e estejam nas listas de permissões da empresa podem abrir um documento e usar as informações. Isso permite que o funcionário que está ausente do ambiente de trabalho possa continuar suas atividades de onde quer que esteja (geralmente, de qualquer dispositivo ou sistema operacional).

 

3. Redução de custos

Em um data center, a empresa precisa investir na estrutura física. Ela deve ter condições adequadas de temperatura, espaço, proteção contra incêndio e desastres naturais, controle de acesso e muitas outras operações que demandam equipe e dinheiro. Com a cloud computing, os servidores e a estrutura física deixam de ser necessários. Além disso, os provedores oferecem muitas aplicações gratuitas ou cobram apenas pelo que é utilizado. Em muitos casos, as companhias deixam de gastar com licenças para cada computador da empresa e reduzem a equipe de TI.

 

4. Equipe de TI mais concisa

O investimento em cloud computing permite que o departamento de Tecnologia da Informação seja reduzido, com funcionários estratégicos para o negócio. Isso é possível porque a administração da infraestrutura é de responsabilidade da fornecedora do serviço, que deve prezar por uma atuação profissional e eficiente. Com a mudança na área, é possível desenvolver novos projetos relacionados ao core business da empresa, com foco em estratégia e inovação. (Falamos sobre como montar uma equipe de TI eficiente em outro texto. Clique no link e confira)

 

5. Tecnologias inovadoras

Os principais provedores de computação em nuvem são empresas que desenvolvem tecnologia, como Google e Amazon. Ao contratar o serviço, sua companhia contará com soluções inovadoras e competitivas, que permitirão o desenvolvimento de atividades sem necessidade de sistemas próprios.

 

6. Crescimento ilimitado

Diferente de equipamentos físicos, que possuem uma capacidade definida, a cloud computing permite que sua empresa cresça ilimitadamente. O aumento de dados exigirá apenas mais recursos contratados, diferentemente de um servidor, que precisaria ser substituído.

 

7. Colaboração

A computação em nuvem permite que os funcionários acessem as informações de onde quer que estejam e colaborem em tempo real para a conclusão ou melhoria do documento. Isso agiliza o processo e melhora o desempenho da companhia.

 

8. Complemento seguro e eficiente

Grandes empresas não podem correr riscos de perder acesso aos dados ou ter informações estratégicas e confidenciais invadidas. Essa realidade faz com que muitas delas invistam em um Data Center convencional paralelamente à computação em nuvem. O primeiro oferece mais segurança para assuntos estratégicos e maior adaptação ao seu modelo de negócio, enquanto a segunda permite que backups sejam feitos automaticamente e que as informações sejam acessadas de qualquer lugar, sem a necessidade de estar na rede da empresa.

 

Se a sua empresa decidir investir em uma solução de cloud computing, fique atento na hora de escolher o provedor que trará mais benefícios ao seu negócio. O fornecedor deve investir em desenvolvimento, armazenamento, manutenção, atualização, backup e escalonamento, permitindo que o usuário não se preocupe com esses aspectos. Contar com parceiros que ajudem a fazer essa escolha pode ser fundamental para o sucesso do seu negócio. Entre em contato com os especialistas da Any Consulting para saber mais e aproveite para conhecer as vantagens do outsourcing de TI.

Autor

Saulo Costa
Saulo Costa
Possui 9 anos de experiência em telecomunicações e infraestrutura de TI. Atua na elaboração de projetos para organizações governamentais e privadas. Possui as certificações profissionais CCNA R&S + Avaya ACSS + MCP + ITIL.