Poder colocar o máximo de esforço ao que realmente importa. Esse é o objetivo de todo gestor, mas nem sempre é fácil. Toda a complexidade de um negócio demanda um alto volume de decisões e processos que precisam ser levados em consideração. A consultoria de TI, independentemente do ramo da empresa, pode ser uma ótima solução nesse caso.

Veja abaixo 5 motivos porque esse tipo de serviço pode ajudar você a alcançar melhores resultados.

O que é consultoria de tecnologia da informação nas empresas?

Em poucas palavras, a consultoria é um tipo de serviço em que um profissional ou empresa especializada se dedica a olhar para os processos e estruturas de uma companhia em busca de melhorias. No caso da consultoria de TI é um processo análogo, porém com foco na tecnologia de informação.

Os bancos de dados e sistemas de informação são parte essencial de uma empresa (onde estão localizados, contratos, métricas, os softwares utilizados, as políticas de segurança de dados sigilosos etc.) e garantir seu funcionamento otimizado pode ser a diferença entre sucesso e fracasso. Apesar disso, naturalmente, nem sempre o cuidado com esse tipo de ativo é o core business de um negócio.

Por isso, a consultoria de segurança da informação pode ser a melhor alternativa para otimizar esse aspecto, exigindo somente o esforço necessário dos gestores e funcionários. Veja algumas vantagens práticas desse serviço.

1 – Diminuir tempo disperso

Dentro de uma empresa, cada funcionário possui suas atribuições, expectativas, metas e prazos. Com uma consultoria, é possível diminuir a carga de trabalho paralelo que cada um terá. Se a segurança da informação for prioridade para um consultor competente, os gestores poderão remanejar o tempo de trabalho em busca de desenvolver melhor suas atribuições nativas. Assim como qualquer outro funcionário da empresa. Dessa forma, mais eficientemente, a cadeia de processos se tornará mais fluida.

É claro que isso não significa que os funcionários poderão abrir mão completamente dessas preocupações. É uma expectativa básica que todo mundo esteja engajado na melhoria dos processos e atividades da empresa, porém essa atenção dividida pode se tornar um problema, sobrecarregando os recursos humanos e prejudicando o desempenho global do negócio.

2 – Garantir o uso de soluções atualizadas

É parte do trabalho de uma consultoria um diagnóstico das soluções (serviços, softwares e estratégias) usadas pela empresa. Então, esse parceiro poderá identificar necessidades de atualização e oferecer opções de melhoria. Desde uma plataforma de e-mail corporativo até um tipo de servidor que está sendo usado, passando por certificados e habilidades das equipes, entre outros.

3 – Atender demandas rapidamente

Identificar possibilidades de melhoria é uma parte importante do trabalho, mas propor as soluções ideais rapidamente também é crucial. Com o auxílio de um consultor especializado isso é parte integrante do processo. Mais do que apontar problemas, a consultoria de TI existe para que caminhos eficientes sejam traçados.

A expertise do profissional pesa muito nesse ponto. Quem trabalha cotidianamente com certeza é capaz de perceber algumas falhas e empecilhos, mas como selecionar uma nova opção? Qual sistema de segurança é mais confiável? Quais os custos envolvidos em uma mudança? Como tirá-la do papel com planejamento? Tudo isso demanda conhecimento técnico e cada segundo perdido na busca por dominar um assunto distante do ramo do seu negócio pode representar perdas desnecessárias de esforço, tempo e receita.

4 – Menos gastos

Imagine que você deseja construir uma casa. Potencialmente, a maioria das pessoas é capaz de desenvolver as habilidades necessárias, pode fazer os orçamentos, colocar a mão na massa e erguer as paredes. Mas, se esse não é o seu trabalho, não é muito mais rápido e barato contratar uma construtora?

Pense no tempo e nos gastos de desenvolver uma habilidade totalmente nova, como segurança de informação, para só então começar a aplicá-la em sua empresa. Ao utilizar uma consultoria confiável e transparente, os resultados serão muito mais rápidos, qualificados e baratos.

5 – Eficiência e competitividade

Uma empresa com processos e sistemas atualizados, empregados focados no que realmente importa, pronta para solucionar problemas com agilidade e atenta às necessidades internas será capaz de se tornar muito mais competitiva. Esse é o resultado final de uma consultoria, um pente fino no modo como a empresa desempenha suas funções e como a TI auxilia nesse sistema, com foco na melhoria de cada detalhe possível.

Como você pode perceber, as vantagens da consultoria de TI são muitas. Aqui destacamos apenas algumas. Mas, não se esqueça de que é importante garantir que seja um consultor capacitado e confiável. A consultoria é um processo de parceria, não de “apontar o dedo” para o que há de errado na empresa, sem fundamentos.

Caso queira entender melhor esse processo e como ele pode auxiliar seu negócio em específico, entre em contato para mais informações. E não deixe de se cadastrar ao lado para receber as atualizações do nosso blog.