Que a internet tem modificado nosso dia a dia não é novidade para ninguém. Mas, como isso realmente impacta nas rotinas e processos de uma empresa? Esse é um tema que está relacionado apenas a empresas nativas do ambiente online ou de TI? Entender o fenômeno da Transformação Digital pode ajudar a responder essas e outras dúvidas, além de evidenciar como a Tecnologia da Informação é essencial para manter a competitividade de qualquer empresa.

Conceituando

A Transformação Digital é um processo em andamento que aponta para a centralidade da internet e das soluções virtuais na sociedade. Sim, é algo muito mais amplo do que “inserir sua marca nas redes”. Na verdade, é uma tendência em que as empresas têm percebido como o avanço tecnológico pode contribuir para aumentar a eficiência das atividades, sendo um negócio de TI ou não.

Então, a Transformação Digital é praticamente uma reinvenção do negócio, das infraestruturas à cultura corporativa, com foco em tirar o melhor proveito do que a tecnologia tem a oferecer.

Geração Z

A Geração Z, chamados nativos digitais, são pessoas que nasceram depois de 1994. Segundo especialistas, eles podem representar até 40% dos consumidores até 2020. Provavelmente você conhece membros desse grupo, que lidam com facilidade no ambiente digital, engajam-se fortemente quando empresas estabelecem relações responsivas e, principalmente, não têm paciência para entraves burocráticos ou soluções obsoletas.

De olho nessa bela fatia de mercado, além dos graus intermediários de usuários que também se integram a esse ambiente, as empresas estão buscando se reformular. Essa é a Transformação Digital.

Otimização em vários níveis

Análise de dados relacionados a hábitos de consumo, agilidade em acesso a informações remotas, automação de processos internos e aceleração das respostas às demandas dos clientes são algumas das potencialidades tecnológicas que já existem.

Como tendências em processo de consolidação é possível apontar: soluções usando realidade virtual e aumentada, inteligência artifical e machine learning como ferramentas de segurança e Internet das Coisas.

Se você ainda acha que só empresas de TI estão levando esse fenômeno a sério, pense nas imobiliárias fornecendo visitas virtuais, lanchonetes e restaurantes adaptando seus serviços a aplicativos móveis ou ainda no aumento do uso de chatbots para acelerar de resposta de canais de atendimento ao cliente nas mais variadas áreas.

Desafios a serem vencidos

Como já ficou claro, a mudança é profunda e está acontecendo gradualmente, mas em velocidade exponencial. Empresas que foram criadas e estruturadas para um cenário pré-internet precisam se adaptar drasticamente para atender demandas exigentes, sob o risco de manter-se ou não viáveis.

Esse contexto impõe um esforço e dedicação consideráveis. Softwares, produtos, serviços, objetivos corporativos e até modelos de negócios precisam ser repensados. O que pode exigir um investimento alto em aquisição de hardwares capazes de lidar com grande volumes de dados, plataformas que sejam confiáveis e passíveis de personalização, além de profissionais de TI competentes e criativos para lidar com crises.

Fazendo a Transformação Digital acontecer

Usar a tecnologia de forma inteligente pode incrementar o desempenho, aumentar a abrangência de atuação da empresa e levar a melhores resultados. Quem tem apostado na Transformação Digital percebe os resultados. Receita maior, clientes fidelizados, menos burocracia e mais conversões de venda. Mas, esse é um processo complexo. Veja algumas etapas fundamentais para implementar a Transformação Digital em sua empresa:

Crie a versão digital de sua empresa

O primeiro passo é identificar oportunidades de inovação dentro do seu negócio. Que processos, políticas, diretrizes, serviços ou produtos gerados pelo negócio podem ser convertidos para o digital de forma inteligente? Esse primeiro exercício já fornece material para começar o trabalho. Gradualmente e com prioridades estabelecidas é possível direcionar esforços para a modernização.

Atualize-se e capacite seus gestores

A velocidade das inovações fez com que a reciclagem de conhecimento seja ainda mais essencial. A recente mudança no algoritmo do Facebook, por exemplo, está colocando à prova tudo o que se “sabia” sobre as ações de divulgação na rede social de Mark Zuckerberg. Imagine tomar decisões estratégicas em relação à divulgação digital sem levar isso em consideração? Então, manter-se em contínuo aprendizado, além de estimular os funcionários da empresa a fazerem o mesmo, é crucial.

Deixe todos a par do que está em curso

Como já foi dito, a Transformação Digital é um processo operacional e estratégico que está intimamente ligado à cultura da empresa. Por isso, colaboração e diálogo são essenciais.

Engajar os funcionários na mudança e destacá-las de forma transparente evita ruídos e perdas de produtividade.

Um processo com começo, meio e sem fim

Em poucas palavras, a Transformação Digital é a adaptação de negócios ao cenário de inovações tecnológicas presente. Se as novidades em soluções, demandas e possibilidades da tecnologia não param, essa transformação também não pode parar dentro da empresa. É preciso que seja incorporada aos objetivos e práticas estratégicas do negócio, assim como deve ser monitorada e avaliada constantemente.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender o potencial e a necessidade da Transformação Digital nas empresas, independentemente do segmento de atuação. Para continuar conhecendo vantagens de integrar as tecnologias da informação ao seu negócio, veja um exemplo prático no nosso texto sobre cloud server. E continue acompanhando o blog para mais conteúdos como este.