É cada vez mais comum as empresas terceirizarem serviços para se concentrarem em seu core business. A terceirização das atividades de Tecnologia da Informação, chamada de outsourcing de TI, é mais do que passar para um fornecedor a gestão da estrutura tecnológica. É uma parceria, que permitirá que a sua companhia se concentre em projetos estratégicos enquanto profissionais especializados se preocupam com a segurança, eficiência e adequação às necessidades corporativas da sua rede.

Esse trabalho conjunto com um fornecedor especializado está diretamente ligado à evolução e ao sucesso do negócio, pois garante uma estrutura alinhada à estratégia, o que gera redução de custos, mais produtividade e apoia os demais projetos da companhia.

As atividades terceirizadas são diversas: manutenção de equipamentos, infraestrutura, integração e implantação de sistemas, aumento da disponibilidade da rede, segurança, service desk, help desk, consultoria, entre outras. O outsourcing de TI é uma opção para pequenas, médias e grandes empresas.

Vantagens do outsourcing de TI

1. Valorização da informação

O maior patrimônio da sua companhia é o conhecimento que ela gera e as milhares de informações importantes para o bom andamento do negócio. São dados financeiros, de produtos, fornecedores, funcionários, vendas e tantos outros que devem ser protegidos e bem gerenciados.

Uma boa gestão das informações permite que você aproveite valiosas oportunidades de desenvolvimento. Os dados oferecem insights sobre comportamento do mercado e do cliente que podem auxiliar a direção da empresa a tomar ações para se manterem sólidos e superarem crises. Além disso, garantir a segurança das informações é extremamente importante. O acesso de pessoas não permitidas a documentos sigilosos pode colocar em risco a saúde do negócio (saiba mais sobre segurança da informação aqui).

Imagine o estrago que um hacker pode fazer se divulgar ou roubar todos os dados estratégicos e financeiros que são de responsabilidade da sua empresa? Os problemas gerados podem ir de pagamentos duplicados a processos pela divulgação de informações confidenciais.

2. Foco no core business

Por vezes, uma empresa gasta mais tempo resolvendo questões estruturais do que se planejando e concentrando no seu core business. Contar com o apoio de um fornecedor especializado reduz o tempo gasto com tarefas que não são sua atividade fim e permitirá que você se debruce sobre projetos estratégicos que podem aumentar a fatia de mercado ou a lucratividade do negócio, sem se preocupar com o bom andamento da gestão de TI.

3. Redução da necessidade de estrutura própria

Encontrar profissionais capacitados para executar todas as atividades de gestão de TI pode ser um grande desafio. Esses funcionários precisam dominar linguagens, protocolos e possuir certificações para executar as tarefas do dia a dia e nem sempre é fácil encontrar alguém que reúna todas essas características e esteja disponível sempre que você precisar.

Além de uma equipe capacitada para as atividades, sua empresa também precisa investir em uma estrutura que requer atualizações constantes e, por vezes, equipamentos caros e que não precisam ser, necessariamente, próprios.

Ao investir no outsourcing de TI, a companhia reduz o quadro de funcionários para funções técnicas e conta com o apoio de profissionais especializados, disponíveis 24 horas por dia e que estão sempre atualizados para manter sua rede protegida e funcionando de forma a maximizar a produtividade, a segurança e a eficiência da sua operação.

4. Maior eficiência de custos

Como já foi falado, o outsourcing de TI reduz a necessidade de investimentos em estrutura e equipe próprias. Eles são então otimizados e transferidos para áreas que vão gerar mais lucratividade para a companhia, o que maximiza a vantagem dessa estratégia. Com uma equipe terceirizada, você não precisa se preocupar em contratar diversos profissionais com especializações diferentes, mantendo apenas um bom gestor de TI que fará o co-gerenciamento juntamente com a empresa contratada e demais funcionários que trabalharão em projetos intimamente relacionados com o core business da companhia.

Com os benefícios do outsourcing, também é possível reduzir desperdícios e aumentar ainda mais a eficiência de custos.

5. Desburocratização da rotina

Médias e grandes empresas possuem grande volume de dados e processos que devem ter atenção constante da equipe de TI. Com um fornecedor parceiro, a companhia pode deixar a preocupação com a gestão da informação, atualização de hardware e softwares, segurança e políticas de TI com profissionais dedicados.

6. Maior disponibilidade

Os funcionários da sua companhia possuem muitas atividades e nem sempre conseguem realizar tudo que precisam durante o período de trabalho. Os contratos com empresas parceiras pode ser feito de acordo com suas necessidades, o que inclui atendimento 24 horas por dia, sete horas de semana. Já pensou em como é importante ter esse apoio em caso de gestão de crises?

 

O que levar em conta na hora de escolher um parceiro?

Atualmente, são muitas as opções de empresas de TI disponíveis no mercado capazes de assumir as atividades e serviços de gerenciamento da estrutura tecnológica. Uma boa parceira precisa fazer uma gestão eficiente e co-coordenar o seu ambiente de TI, garantindo uma rede bem estruturada e – de preferência – superando suas expectativas com soluções personalizadas para seu negócio.

Para escolher a melhor parceira para essas tarefas, é importante conhecer a experiência prévia do fornecedor, sua forma de trabalhar, a especialização de seus funcionários e o alinhamento de seus valores com os da sua empresa. A escolha certa permitirá que você maximize seus resultados.

 

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Autor

Marney Muller
Marney Muller
Formado em Administração de Empresas pela UFRGS, com mais de 20 anos de experiência e atuação no ramo corporativo de Tecnologia. Possui a certificação de negócios Cisco Business Value Specialist.